quarta-feira, 20 de março de 2013

O TÚNEL

Descer a serra é algo que encanta! Encanta os adultos, encanta muito mais as crianças. É aquela sensação, aquela vista da perfeita criação de Deus, curvas à direita, curvas à esquerda, de longe às vezes se pode avistar o mar e ainda chegam os túneis.... é túnel que começa, é túnel que acaba.
E a gente cresce e os túneis já não tem o mesmo sabor....

Mas, na vida adulta os túneis não são mais TÃO divertidos assim...
Que grande provação é o tempo dentro de um túnel.
Este tempo em que você tentou brecar para evitar a entrada, mas a estrada já te trouxe à esta entrada . Então, bem na entrada você percebe que a luz ainda não aparece lá no fim. Você também percebe que o túnel é frio, solitário, escuro, e por esta escuridão ainda agrega mais um adjetivo... os túneis tendem a ser... misteriosos.
Em crises às vezes me vejo assim.... em um túnel. Eu não queria ter entrado lá; Eu preferiria passar meu tempo do lado de fora, vendo a paisagem, mas a estrada que escolhi me trouxe até este túnel!
Assim como acontece nas serras, nesta rodovia (a rodovia da vida) não há volta, não tem retorno, não tem escapatória, nem um patamar de segurança para tomar um fôlego antes de enfrentar o amedrontador TÚNEL. O jeito é seguir...
Sei que nesta estrada, agora escura , sinuosa, solitária... terei que dar um passo por vez.
São nos túneis da vida que temos a oportunidade de desenvolver qualidades que precisamos para sobreviver ao restante do caminho... confiança, fé, resiliência, dependência de Deus e até coragem.
Quantas coisas maravilhosas me esperam no fim do túnel... mas até chegar ao fim....
ahhhh o escuro e solitário túnel.
Imagino a oração de Jesus no Getsemâni... "Pai, se for possível, afasta de mim este cálice..." E minha oração, se possível fosse, também seria assim...
Mas o túnel precisa ser vencido! Ele continua ali, ele e eu.
Diante da total dependência da misericórdia e graça de Deus o melhor é decidir dar um passo de cada vez. E a cada passo estabelecemos uma nova etapa...
- Primeiro passo... a entrada. Sem protelar, sem auto-negação, consciente do desafio que vem à frente... entrar no túnel é  a primeira etapa.
- Escolher ir até o fim é o próximo passo, escolher calar quando necessário e falar quando possível; escolher continuar na presença de Deus e,,, escolher dar o próximo passo.
- Se aqui não sei ainda o próximo passo, vou então buscar a luz... a luz que vai marcar o início do fim deste túnel. E buscar em Deus o posicionamento sobre os próximos passos.
Hoje, minha oração é que todos nós possamos buscar a luz que vai iluminar nossos passos e nos guiar ao fim do túnel!!! Que nos umbrais que marcam o fim deste túnel encontremos as virtudes desta vitória.
Com certeza sairemos melhor do que entramos.
Deus nos abençoe
@van

 

3 comentários:

  1. Inspirador Van...Sempre me pego entrando nessa jornada dentro de túneis, em busca da paisagem que sonha meu coração.Suellen

    ResponderExcluir
  2. A paisagem que vemos assim que saímos do túnel, é sempre mais bonita que a paisagem que vemos qdo entramos. Que Deus nos de sabedoria e graça para brecarmos a ansiedade e passarmos o tempo necessário dentro do túnel.
    bjs
    Gi!

    ResponderExcluir