quinta-feira, 20 de junho de 2013

Meus olhos na janela

Meus olhos na janela

Observo da minha janela os protestos, a violência, os cartazes, as revoltas... Minha janela é tudo que ouço, vejo, aprendo. 
Penso e repenso sobre tudo isso e ainda entendo falhas e verdades equivocadas neste cenário!

Bem, por um lado, como cristã e consciente da minha responsabilidade como tal. Sei do que tenho aprendido, todos os dias com Jesus... a ser pacificadora, apaziguadora, a ter em meus pés as sandálias da preparação do evangelho da paz, a orar pela minha cidade, minha nação, a ser luz e sal neste mundo.
Por outro lado, me vejo impulsionada a entender e ‘remoer’ sobre outros  modos de pensar.

Claro que no Brasil as coisas estão erradas e muitas invertidas. E isso faz um tempão!! Mas atrevo-me a dizer que certos ‘males’ estão em nosso DNA, infelizmente.
Sim (!) eu acho repugnante a idéia de que pelo nosso arredor tem idoso gemendo pra sobreviver com um (apenas 1) salário mínimo de aposentadoria enquanto há políticos que ganham, por mês, o valor de uma casa popular, isso, bem, é  o que é registrado e documentado;
Sinto indignação em ver os zilhões gastos nos estádios e os noticiários falando sobre os relachos na saúde, educação, segurança... 
Sim, há coisas bizarras no Brasil – impostos altos, serviços precários.


Bem, este é o Brasil dos políticos, mas o que dizer do Brasil do povo?? Quem somos nós? Que povo somos nós, que colocamos nas câmaras, congressos e palácios esses tais... políticos corruptos?


Nosso DNA

Somos o povo que sofre com as enchentes e jogamos lixo nas ruas – não papelzinho de bala (lembra, o problema não são os 0,20 centavos). Há por toda minha cidade, bueiros cheios até a boca com sacolinha cheias de lixo... amarradinhas!!
Jogamos todo tipo de lixo nas ruas, rios, bueiros, terrenos baldios. Até móveis, e nem vergonha sentimos, tem até lixo voando dos carros!
Somos o povo que se espanta com os zilhões roubados, mas que ‘desfalcamos’ nossos patrões porque ‘afinal ele tem tanto, nem sentirá falta’.
O verbo ‘roubar’ com conotação de pecado aqui no Brasil é só acima de 6 zeros!!
Somos os descendentes miscigenados de europeus, negors, índios, que nos apossamos de canetas, fazemos ‘gatos’ de energia elétrica: - 'as tarifas estão altas - e também da companhia de água e esgoto porque: -  é estatal, o governo nos rouba também’.
Somos o povo que elegeu o Tiririca (foi protesto ou foi piada??)

Na minha opinião precisamos começar pelas bases – não partidárias, mas bases populares. Povo de caráter íntegro e irrepreensível não vota nem por cédula (monetária), nem por amizade, nem por favores.
Um povo que busca retidão de conduta entende que se os órgãos governamentais agem assim é porque nós permitimos, hoje e sempre.

Diante desses dois lados, fico então com a parte que me cabe. Não vou às ruas, mas eu escolhi deixar os princípios bíblicos (sim, bíblia! Lá ensina sobre ética, moral, respeito, amor, roubo, integridade, caráter...) transformarem minha vida: Não jogo lixo na rua, não leso ninguém, se tenho que pagar... bora lá, vamos pagar! Não furo fila, não ocupo vagas especiais e ORO. Oro pela minha cidade, meus governantes, meu país...

Minha conclusão é esta... 
Marque sua vida e as vidas daqueles que te rodeiam com caráter "do bom"! Ensine a cidadania, o amor, o respeito, a ética. Livre-se do (argh) ‘jeitinho brasileiro’. Conscientize-se que, segundo a própria palavra de Deus, devemos orar pelos governantes e autoridades e não escarnecê-los.
Falar, brigar, gritar é fácil... dífícil é mudar, influenciar e marcar uma geração não com lutas, mas com FEITOS!!!

@vanminelli

2 comentários:

  1. caráter, essa é uma direção sólida, segura e permanente. Apenas a firmeza de caráter pode conter essa corrupção instaurada em nosso país. Fico feliz que uma jovem mãe, dona de casa tenha tão clara essa conduta. Que venham mais

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Tia... e que venha mesmo... mto mais!!

    ResponderExcluir